Podridão Negra Em Orquídeas (Parte 1)

 A Podridão Negra Em Orquídeas Como Posso Evitar?

 

A Podridão Negra Em Orquídeas parte 1 é feita por fungos e bactérias, e é um mal que pode ser evitado sim!

Quando a doença está bem no início ainda tem recuperação, mas se a planta estiver bem debilitada pode não ter mais jeito.

Correndo o risco de contaminar as outras.

A podridão é causada  por fungos de inverno (Pythium ultimum e Phytophtora cactorum) e por bactérias, que é mais raro no Brasil (Erwinia ou Pseudomonas ou ainda por Pectobacterium carotovora) . Vivem no solo do orquidário.

Podemos identificar essas doenças pelo aspecto das plantas mas para identificar o tipo exato de bactéria, só em laboratório.

Se o ambiente de suas orquídeas for muito úmido e tem pouca ventilação e que não seque logo a umidade da planta, ele pode estar propício para a doença em épocas chuvosas.

Dependendo do ambiente de suas orquídeas, elas podem estar correndo risco de serem contaminadas pelos esporos fúngicos.

Eles ficam no solo e podem estar hibernando no inverno, logo começam a crescer no tempo mais quente.

A doença pode ser transmissível através de um ferimento na planta, por regar muito ou pela utilização de utensílios usados nas plantas.

Podridão Negra em Orquídeas ataque por fungos

Orquídea Infectada por Fungos.

 Como Identificar a Podridão Negra Em Orquídeas Por Fungos?

A podridão negra em orquídeas por fungos pode aparecer em diversos gêneros de orquídeas. As mais sujeitas são as Cattleyas, as Laelias e seus híbridos.

A doença pode caracterizar se por manchas transparentes mudando de tons cor de lama até ficar com círculos negros nas folhas e com aspecto murcho.

Que geralmente já começou pelos rizomas e pseudobulbos da planta e acaba se espalhando pela planta toda.

A orquídea com problema deve ser isolada imediatamente, ela pode infestar as outras. A planta deve receber tratamento adequado para não perdê-la.

Podridão Negra em Orquídeas infectada por bactérias

Orquídea infectada por bactérias.

Como Reconhecer A Podridão Negra Em Orquídea Por Bactéria?

A podridão negra em orquídeas por bactérias são de vários tipos mas os aspecto da doenças são muito parecidas e os procedimentos praticamente os mesmos com as plantas.

A orquídea que mais está sujeita  a doença bacteriana é a phalaenopsis e vanda não descarte as outras espécies  se estiverem muito perto do vaso com a planta doente.

A podridão por bactéria pode ser observada  de imediato nas folhas. Ela fica escura por inteiro ou com círculos negros dependendo da espécie.

Veja outros detalhes. Se você apertar na folha no lugar afetado perceberá que ela produz líquido de odor desagradável. Ficam moles nas partes atingidas. O que é diferente no caso dos fungos que secam a parte atingida da planta.

Se você teve uma planta com a doença com fungo ou bactéria, procure fazer uma boa higienização no local evite colocar outro vaso no mesmo lugar imediatamente.

Depois de uns dias torne limpar o local com antisséptico para maior segurança, tudo isso para evitar a doença podridão negra em orquídeas.

.Continua na parte 2! Clique aqui para continuar na parte 2.

2 Comentários

  1. Valeria

    Tenho uma orquídeas que está com este problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *